Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 03

Segunda e Terça-feira (23 e 24/08/2010) 

Devido a agitação e  conversa paralela nas turmas, antes de dar início  a atividade do dia, relacionei o conteúdo trabalhado na semana passada, propondo uma reflexão, com a seguinte questão: "O que é preciso para haver comunicação?" As respostas foram variando até chegar ao ponto pretendido: escutar. Expliquei às crianças que na comunicação é necessário a presença de um interlocutor, alguém para receber a mensagem, ouvir, entender. Esse foi o ponto discutido. Saber ouvir para saber falar.


A dinâmica do dia foi relacionada à brincadeira Forca, porém com um estilo diferenciado. Escolhi duas palavras relacionadas ao tema da vez – Meio Ambiente e Natureza - que as crianças deveriam adivinhar. Elas tinham duas opções, escolher uma figura ou uma letra, que podiam ter ou não relação com as palavras. Se errassem ganhavam uma parte do corpo.

Após a descoberta das palavras, fiz questionamentos sobre alguns dos conceitos relativos ao tema do dia: Meio Ambiente, Poluição, Aquecimento Global, Reciclagem, Extinção. Foi uma abordagem livre e interferi pouco, porque queria sondar as ideias que os jovens tinham sobre o assunto. Os depoimentos foram gravados e farão parte do documentário final.

Para finalizar o exercício, pedi que cada criança escrevesse uma frase relativa ao assunto trabalhado durante o dia.

Um comentário:

Milena Carneiro disse...

Boa iniciativa!