Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, setembro 01, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 04

Segunda e Terça-feira (30 e 31/08/2010)

Essa semana dei continuidade ao trabalho sobre temas ambientais com a exibição de um vídeo. Fiz uma compilação de 10 min com animações, e parte de um programa da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo – Turma da Criança Ecológica, explicando e comentando os conceitos discutidos na semana anterior: Biodiversidade, Poluição, Aquecimento Global, Extinção, Desmatamento, etc.




As crianças assistiram ao vídeo em um primeiro momento, depois repeti a exibição e fui parando em determinados pontos para discutir os temas abordados. A atividade audiovisual foi dinâmica e bem recebida pelos jovens, só na segunda etapa encontrei resistência, ao pedir que escrevessem uma historinha. A ideia era escolher um dos personagens do programa e sua área de proteção para construir a narrativa: Bob Água X Desperdício; Frida Flor X Desmatamento; Fred Fauna X Extinção; Max Limpo X Sujeira; Lica Valente X Poluição e Aquecimento Global. 

Analisando o material produzido notei uma certa dificuldade das crianças em articular seu pensamento por meio da escrita. Muitos dos textos não chegam a constituir uma história porque são formados por frases soltas ou são apenas a  repetição do que foi visto e dito em sala. Alguns apenas descreveram o personagem escolhido ou explicaram o que haviam entendido do vídeo, mas não criaram uma narrativa.

Na próxima semana iniciarei o levantamento de notícias sobre temas ambientais na mídia, por isso pedi aos meninos que prestassem atenção nos jornais, rádios, TVs e revistas que falassem sobre o assunto. 

Continuem acompanhando o Diário de Atividades da Sala Verde e confiram a resposta dos jovens nesse trabalho que desenvolve a relação da mídia com temas ambientais.

Nenhum comentário: