Essa semana dei continuidade ao trabalho sobre temas ambientais com a exibição de um vídeo. Fiz uma compilação de 10 min com animações, e parte de um programa da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo – Turma da Criança Ecológica, explicando e comentando os conceitos discutidos na semana anterior: Biodiversidade, Poluição, Aquecimento Global, Extinção, Desmatamento, etc.
As crianças assistiram ao vídeo em um primeiro momento, depois repeti a exibição e fui parando em determinados pontos para discutir os temas abordados. A atividade audiovisual foi dinâmica e bem recebida pelos jovens, só na segunda etapa encontrei resistência, ao pedir que escrevessem uma historinha. A ideia era escolher um dos personagens do programa e sua área de proteção para construir a narrativa: Bob Água X Desperdício; Frida Flor X Desmatamento; Fred Fauna X Extinção; Max Limpo X Sujeira; Lica Valente X Poluição e Aquecimento Global.
Analisando o material produzido notei uma certa dificuldade das crianças em articular seu pensamento por meio da escrita. Muitos dos textos não chegam a constituir uma história porque são formados por frases soltas ou são apenas a repetição do que foi visto e dito em sala. Alguns apenas descreveram o personagem escolhido ou explicaram o que haviam entendido do vídeo, mas não criaram uma narrativa.
Na próxima semana iniciarei o levantamento de notícias sobre temas ambientais na mídia, por isso pedi aos meninos que prestassem atenção nos jornais, rádios, TVs e revistas que falassem sobre o assunto.
Na próxima semana iniciarei o levantamento de notícias sobre temas ambientais na mídia, por isso pedi aos meninos que prestassem atenção nos jornais, rádios, TVs e revistas que falassem sobre o assunto.
Continuem acompanhando o Diário de Atividades da Sala Verde e confiram a resposta dos jovens nesse trabalho que desenvolve a relação da mídia com temas ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário