Segunda e Terça-feira (27 e 28/09/2010)
Essa semana apresentei às crianças como se constrói um jornal e quais as funções e critérios importantes dentro de uma redação. Como exemplo, levei a edição de um jornal ambientalista da Gérmen e demonstrei a composição de uma matéria jornalística: título, linha de apoio (subtítulo), manchete, olho (destaque de uma frase), texto (reportagem, entrevista, perfil), disposição de fotos e imagens.
Expliquei como escrever uma reportagem com base no lead - parte mais importante de uma notícia, porque introduz a informação básica sobre o tema na intenção de despertar o interesse do leitor. No jornalismo, seis perguntas básicas devem ser respondidas no lead: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque? A resposta a essas perguntas irá constituir no fato à ser noticiado e sua relevância para o leitor.
Após apresentar a parte teórica da elaboração de uma reportagem, partimos para a prática. Com a ajuda dos alunos escrevi uma reportagem conjunta no quadro. Eles escolhiam um tema e a partir daí respondiam as perguntas-base do lead, usando como fonte a própria criatividade. Com as informações obtidas por eles, eu desenvolvia e escrevia o texto no quadro. No final, o resultado foi bem legal e interessante. Surgiram ideias de pauta como: o aparecimento de flores raras no zoológico e a morte de uma girafa por ingestão de lixo. A última pauta abordou ainda um acontecimento vivenciado por uma das meninas em sua escola: a quantidade de lixo jogada no pátio.
A dinâmica foi bem produtiva e aproximou os jovens da construção jornalística dos fatos.
Essa semana apresentei às crianças como se constrói um jornal e quais as funções e critérios importantes dentro de uma redação. Como exemplo, levei a edição de um jornal ambientalista da Gérmen e demonstrei a composição de uma matéria jornalística: título, linha de apoio (subtítulo), manchete, olho (destaque de uma frase), texto (reportagem, entrevista, perfil), disposição de fotos e imagens.
Expliquei como escrever uma reportagem com base no lead - parte mais importante de uma notícia, porque introduz a informação básica sobre o tema na intenção de despertar o interesse do leitor. No jornalismo, seis perguntas básicas devem ser respondidas no lead: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque? A resposta a essas perguntas irá constituir no fato à ser noticiado e sua relevância para o leitor.
Após apresentar a parte teórica da elaboração de uma reportagem, partimos para a prática. Com a ajuda dos alunos escrevi uma reportagem conjunta no quadro. Eles escolhiam um tema e a partir daí respondiam as perguntas-base do lead, usando como fonte a própria criatividade. Com as informações obtidas por eles, eu desenvolvia e escrevia o texto no quadro. No final, o resultado foi bem legal e interessante. Surgiram ideias de pauta como: o aparecimento de flores raras no zoológico e a morte de uma girafa por ingestão de lixo. A última pauta abordou ainda um acontecimento vivenciado por uma das meninas em sua escola: a quantidade de lixo jogada no pátio.
A dinâmica foi bem produtiva e aproximou os jovens da construção jornalística dos fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário