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A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quinta-feira, agosto 05, 2010

Educomunicação Ambiental: A relação do jovem com a mídia em temas ambientais

O blog da Sala Verde UFBA inicia hoje uma série especial que irá acompanhar o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Sala Verde em parceria com o Centro integrado de apoio a Criança e Adolescente (CIAC), no Alto de Ondina. O relato de como serão desenvolvidas as atividades será disponibilizado aqui, em um diário semanal. Entenda agora a proposta da pesquisa.

Educomunicação Ambiental:
A relação do jovem com a mídia em temas ambientais

Por Gisele Santana¹

A preocupação com o meio ambiente vem aumentando ao longo dos anos e esse fenômeno é visível nos meios de comunicação, onde temas ambientais ganham espaço cada vez maior na cobertura mundial. Questões como mudanças climáticas, energia renovável,  transgênicos e desenvolvimento sustentável, entre outros, são temas  relevantes e controversos que exigem um acompanhamento  de informações, devidamente pautados pela mídia.

Mas como o jornalismo ambiental se apresenta para os jovens? Qual a relação entre temas ambientais conhecidos e adquiridos, a partir de dispositivos midiáticos? Como discutir educação ambiental através dos meios de comunicação?

Pensando nessas questões e tomando como base teórica os conceitos de Educomunicação2 e Meio Ambiente, essa pesquisa-ação tem como objetivo geral, investigar como se dá a apreensão de temas ambientais, apresentados pela mídia, entre os jovens da comunicade CIAC-Ondina. Posteriormente, pretende-se analisar estratégias de divulgação que procurem estimular e socializar o debate sobre questões ambientais, de forma a despertar o interesse dos jovens em uma visão crítica e responsável sobre o tema.

Partindo do princípio de divulgação científica e aliado ao projeto de ações educativas da Sala Verde Ciência, Arte & Magia, a metodologia empregada compreende diálogos e dinâmicas que levem os jovens a refletir sobre a condição ambiental em sua cidade. Para isso, faremos um levantamento sobre temas ambientais noticiados pela mídia durante a semana. O trabalho final irá resultar na edição de um Jornalzinho,  escrito e apresentado pelos próprios alunos, além de um documentário de curta-metragem demonstrando todo o processo de produção desse material.

Espera-se com essa pesquisa obter dados que identifiquem o relacionamento de crianças e adolescentes com questões ambientais tratadas nos meios de comunicação, para a partir daí, pensar estratégias de divulgação que facilitem e popularizem a educação ambiental.

1. Gisele de Santana Santos, graduanda em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e integrante do Projeto Sala Verde UFBA. Orientadora: Rejâne Maria Lira da Silva, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia - Ciência, Arte & Magia.

2. Campo de implementação de políticas de comunicação educativa, tendo como objetivo geral o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativos mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação. (SOARES, 2000)

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