Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, maio 12, 2010

Estudantes em Foco: Lixo Eletrônico

O avanço tecnológico dos últimos anos aumentou a produtividade dos eletrônicos, tornando os bens de consumo obsoletos cada vez mais rápido. Diante disso, e aliado á exacerbada cultura de consumo, surge a problemática à que o estudante Julio Roberto se propõe á pesquisar. O que fazer com o lixo eletrônico?

Tomando como objeto de estudo o computador, o estudante procura conscientizar a população sobre a melhor maneira de se fazer o descarte da máquina, sem que esta cause grandes agressões ao meio ambiente.

Para onde vão os velhos computadores?

Por Julio Roberto

Segundo Ferreira (2006) lixo é tudo aquilo o que não presta e que é jogado fora. Lixo também é considerado uma ou mais coisas inúteis, velhas, sem valor. O mesmo autor indica que resíduos são os restos, substâncias orgânicas ou não, encontradas no meio ambiente e que podem ser divididos em líquidos, sólidos e gasosos. Braga (2005) indica que resíduos sólidos são resultado de atividades da comunidade, podendo ser de origem industrial, doméstico e comercial e são altamente prejudiciais à saúde ambiental. Existem vários tipos de lixo: doméstico, que na sua maioria é orgânico; hospitalar; industrial; eletrônico; entre outros. Devido ao avanço tecnológico e o crescente investimento das empresas nas novas tecnologias no ramo da informática, como o lançamento das telas LCD, tem ocorrido o rápido aumento do consumo de produtos de informática, aumentando o descarte inadequado dos equipamentos eletro informáticos.


Com base na revista Abril (1997), os computadores duravam dois anos, em 2005 a sua durabilidade reduziu para um ano. Na última pesquisa realizada em 2009, os mesmos passaram a durar apenas seis meses. Seguindo as definições de Ferreira (2006), os computadores só se tornam lixo informático ou eletrônico, a partir do momento em que são dispensados pelo indivíduo que o utilizava. Porém, quando descartados em locais indevidos acabam tornando-se resíduos. Minha pesquisa pretende socializar o conhecimento sobre os resíduos tecnológicos gerados pelos computadores e o destino mais adequado para os mesmos, quando descartados pelos usuários, conscientizar adolescentes como eu, e também os adultos, para a responsabilidade de um consumo consciente.

Julio Roberto Oliveira dos Santos, tem 15 anos, é estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB e está sendo orientado pela Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

Nenhum comentário: