Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

terça-feira, maio 04, 2010

Estudantes em Foco: Energia Nuclear

A energia elétrica por fonte nuclear é uma das mais conhecidas aplicações nucleares no Brasil. Ela é obtida a partir do calor da reação do combustível (urânio), utilizando o princípio básico de funcionamento de uma usina térmica convencional.¹
Sabendo que Salvador é candidata a sediar uma usina nuclear e interessado em conhecer mais sobre o assunto, o estudante Igor Gomes, tem como objetivo de seu plano de pesquisa, investigar o que jovens soteropolitanos pensam sobre as implicações da energia nuclear na cidade.

Percepção dos Estudantes da Cidade de Salvador em Relação à Energia Nuclear

Por Igor Gomes
 
A energia nuclear vem crescendo muito no Brasil. Tendo como base a França, onde grande parte da energia elétrica produzida é obtida através desta fonte de energia, o Brasil tem interesse em ampliar o seu programa de energia nuclear. Principalmente, pelo motivo da energia nuclear ser considerada a “Energia do Futuro”, onde todos os países deterão essa tecnologia. Hoje no País, encontra-se uma central nuclear, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aí estão as usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção). A Eletrobrás Termonuclear S/A, empresa que administra a central nuclear de Angra dos Reis, já confirmou o início do projeto “Expansão Nuclear no Nordeste”, onde será implantada a primeira usina nuclear, fora da Central de Angra dos Reis, sendo uma expansão da mesma. As cidades de Salvador e Caetité, na Bahia, são candidatas a sediar uma dessas usinas.


Mas, será que a juventude soteropolitana sabe dos riscos e dos benefícios da energia nuclear? Será que sabem de fato o que é energia nuclear? Esse é o objetivo da minha pesquisa, investigar o que os estudantes do ensino médio sabem sobre os riscos e benefícios e o que pensam sobre este tipo de energia e sobre a instalação de uma usina em nosso Estado. Para isso, estou estudando sobre energia nuclear em todos os aspectos, vou produzir e aplicar um questionário com os meus colegas e também, construir uma maquete externa de uma usina nuclear, parecida com a usina Angra 2 e expor em algumas escolas. Com a realização desse trabalho espero saber se estudantes como eu, são contra ou a favor desta proposta e o porquê, afinal o futuro da cidade nos interessa e muito!
 
Igor Gomes da Costa dos Santos, tem 16 anos é estudante do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB, orientado pelo Prof. Jorge Lúcio Rodrigues das Dores e pela Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

1: INB - Indústrias Nucleares do Brasil


Um comentário:

Anônimo disse...

Hi there, I found your blog by way of Google at the same time as searching for a
comparable matter, your site came up, it appears good. I have
bookmarked it in my google bookmarks.
Hi there, just changed into alert to your weblog via Google,
and located that it is really informative. I am going to watch out for
brussels. I'll be grateful if you continue this in future. Many other folks can be benefited from your writing. Cheers!
Feel free to surf my web page ; vuelos a bangkok