O Encontro reuniu representantes de Salas Verdes (SV) de todo o Estado, e o objetivo foi promover a interação entre elas para fortalecer as ações na Bahia. O primeiro dia do evento foi marcado pelas apresentações dessas Salas e pelos pronunciamentos de representantes da SEMA e do MMA.
Nadja Janke, nova coordenadora das Salas Verdes no MMA, ressaltou em seu pronunciamento o pouco tempo de atuação da educação ambiental de forma institucionalizada: "Existe uma gestão desde 2003, dentro de um ministério que completa apenas 20 anos em 2012", afirma. Nadja relembrou a criação do projeto Salas Verdes em 2004 e o objetivo do novo contato do MMA com as SV da Bahia: "Precisamos fortalecer práticas já existentes e criar novas".
Nadja Janke é a nova coordenadora do projeto Salas Verdes no Ministério do Meio Ambiente
A apresentação das Salas Verdes do Estado no primeiro dia estimulou o surgimento da discussão sobre algumas ações necessárias e efetivas para fortalecê-las. Dentre outros pontos foram citados: a necessidade de melhorar a comunicação, com o intuito de fazer as SV sentirem-se empoderadas das ações que estão realizando, além da intenção de movimentar o a parte do site do MMA que pertence às Salas, pensando numa atualização de contatos e na renovação de editais; a criação de indicadores das SV através da reformulação dos relatórios. O objetivo é conhecer melhor as Salas e criar dados sobre as suas ações, além de publicizar as atividades atuais delas e fazê-las fortalecidas como redes.
Representantes de Salas Verdes do Estado apresentaram as ações desenvolvidas até então
Nenhum comentário:
Postar um comentário