Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

terça-feira, abril 13, 2010

Reunião de Salas Verdes de Salvador e Região Metropolitana


A 1ª reunião de 2010 das Salas Verdes de Salvador e Região Metropolitana apresentou palestras e trabalhos de pesquisa relacionados ao meio ambiente, dando início às atividades que serão desenvolvidas no projeto durante este, que é o Ano Internacional da Biodiversidade.

Convidados pela Sala Verde Ciência, Arte & Magia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), compareceram ao evento as Salas Verdes: Avante, Chico Mendes FTC Salvador, ISBA, Manguezal meu quintal, SMA e UCSAL.

O evento inciou com a palestra da prof.ª Simone Bortoliero, dr.ª em Comunicação Científica (UMESP/SP), discutindo o modo como a mídia aborda o tema ambiental. Logo depois a estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM), Mariana Sebastião, apresentou seu trabalho sobre a ação das Salas Verdes de Salvador e Região Metropolitana.

Para encerrar, os estudantes de Iniciação Científica Júnior (ICjr) do Projeto Ciência, Arte & Magia expuseram seus planos de pesquisa à serem trabalhados junto à Sala Verde da UFBA.




Ana Maria Marques - A história da suçuarana em Salvador.

Andreza Santiago - O tráfico de animais silvestres na Bahia.

Daniel Andrade - Os impactos do aquecimento global sobre o meio ambiente e os seres humanos: o que os soteropolitanos pensam disso?

Igor Gomes - Percepção dos estudantes da cidade de Salvador em relação à energia nuclear.

Ingrid Lorena - As bases biológicas e sociais do comportamento agressivo em crianças.

Julio Roberto - Para onde vão os velhos computadores?

Mariele Estrela - Qual a melhor maneira de descartar os aparelhos celulares?

Renato Carvalho - O desenvolvimento de Salvador e a degradação da Mata Atlântica

Cada um desses trabalhos será fonte de pesquisa para a construção de jogos eletrônicos educativos, relacionados ao assunto. Esse é um modo de incentivar os jovens à pesquisa científica e ao ensino-aprendizagem de forma lúdica. Durante as próximas semanas cada trabalho será apresentado aqui pelos próprios alunos, em uma edição especial: Estudantes em Foco. Aguardem as novidades e não deixem de conferir como andam os projetos.

Nenhum comentário: