Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

terça-feira, abril 13, 2010

Estudantes em Foco: Os impactos do aquecimento global

Aquecimento global é um assunto que nos últimos anos permanece mundialmente em pauta nos meios de comunicação. Efeito estufa, derretimento das calotas polares... Não há quem não tenha ouvido falar nessas expressões, mas o que as pessoas realmente sabem sobre o tema? Que consequências esse fenômeno pode causar? Pensando nessas questões, o estudante Daniel Barreto propõe estudar os “impactos do aquecimento global sobre o meio ambiente e os seres humanos.”

Os impactos do aquecimento global sobre o meio ambiente e os seres humanos: o que os soteropolitanos pensam disso?

Por Daniel Barreto



O aquecimento global é um fenômeno que interessa a muitas pessoas e que está constantemente na mídia do mundo todo. Mas o que é este fenômeno? O que o caracteriza? Como as pessoas podem ser afetadas?




O aquecimento global vai muito além do que a mídia apresenta. Sabe-se que o aumento de emissão de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), é capaz de manter o calor incidido pelos raios solares na atmosfera terrestre; logo, aumenta a concentração desses gases, há maior retenção de calor e aumenta a temperatura média da Terra. Não se pode falar de aquecimento global sem mencionar os ciclos naturais de aquecimento e resfriamento que a Terra já passou, independente da presença ou da ação do Ser Humano. Além desses ciclos, outros fenômenos como o próprio efeito estufa, a deriva continental (que é a movimentação dos continentes no oceano), a circulação do ar e das correntes marinhas, os movimentos de precessão(fenômeno físico que consiste na mudança do eixo terrestre), rotação e translação da Terra podem modificar o clima e levar a um aquecimento global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPPC) criado em 1988, pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apresentou descobertas que provam o aumento da temperatura da troposfera, camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera, com cerca de 17 km. Descobertas como a constatação de que desde 1861, a temperatura média global da troposfera se elevou 0,6ºC e o derretimento das geleiras provam que está ocorrendo um aquecimento no planeta. Na Antártica, especificamente, as análises e os estudos feitos são de grande importância, pois esse continente é responsável por controlar o sistema climático, visto que é formado por águas profundas de todos os oceanos do planeta e pode alterar o nível dos mares.



O aquecimento global pode trazer muitas conseqüências, sendo elas benéficas e/ou maléficas. Exemplos benéficos são o beneficiamento de determinadas áreas com invernos menos rigorosos e as chuvas em lugares secos, favorecendo a agricultura, a distribuição de algumas espécies de animais e o próprio Ser Humano. Os exemplos maléficos são o aumento do nível do mar, com a conseqüente inundação de cidades costeiras, áreas agrícolas e O desaparecimento de ilhas, o calor excessivo, os incêndios florestais, a extinção de espécies, a multiplicação de insetos nocivos e de organismos que podem transmitir doenças. Não se sabe ao certo se existem doenças que são causadas ou não pelo aquecimento global, mas especula-se que com esse fenômeno, haverá proliferação de malária e dengue, por exemplo, além de propiciar ambientes mais quentes para multiplicação de algumas doenças virais e bacterianas. Então pessoal é pensar no assunto e fazer a nossa parte!

Daniel Andrade Barreto de Sousa, é estudante do Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros), Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB e está sendo orientado pela Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem Daniel, seu trabalho vai ajudar muita gente a coomprender mais um pouco sobre esse assunto atual, tirar dúvidas e até mesmo desmitificar alguns mitos!!!!

Anônimo disse...

Nossa, Daniel está ficando famoso. Um dia desse resolve lançar um livro...