Por
Mariana Sebastião
A Educomunicação ocupa lugar prioritário na Política Estadual de
Educação Ambiental. O Capítulo VI da Política, intitulado "Da
Educomunicação Socioambiental", traz a iniciativa como uma inovação da lei
baiana, que trata de forma mais aprofundada da inter-relação entre a educação e
a comunicação para aprender a utilizar os meios e processos de comunicação e
informação com vistas à prática da cidadania. No entanto, não é apenas num
único capítulo da Política Estadual de Educação Ambiental que estão descritos os
princípios que regem as práticas educomunicativas.
A
criação da Política com suas leis, diretrizes e instrumentos - Foi a Lei 12.056/2011 que
instituiu a criação da Política
Estadual de Educação Ambiental do Estado da Bahia (acesse o material em PDF
clicando aqui). Ela se destaca porque articula a Educação Ambiental
(EA) com a gestão das águas, das unidades de conservação, do saneamento e do
licenciamento ambiental, o que confere à EA um forte papel nas junto às ações
da gestão ambiental do Estado.
Nestes escritos, a EA é entendida como "o conjunto de
processos pemanentes e continuados de formação individual e coletiva para
sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos,
atitudes e hábitos, visando uma relação sustentável da sociedade humana com o
ambiente que integra" (trecho retirado da página 13). A partir desta
definição, a política é conduzida por princípios determinados, tem objetivos
específicos e diretrizes que estimulam a realização de ações.
Princípios
educomunicativos nos objetivos e diretrizes da Política de EA da Bahia - Dentre os primeiros
princípios da Política de EA do Estado da Bahia estão "a reflexão
crítica sobre a relação entre indivíduos, sociedade e ambiente", a
promoção da Política como "dialógica como abordagem para a construção
de conhecimento, mantendo uma relação horizontal entre educador e educando, com
vistas à transformação socioambiental ".
Ismar
Soares, grande fomentador das discussões e ações de Educomunicação no
Brasil, explica em seu livro "Educomunicação:
o conceito, o profissional, a aplicação" a premissa de que esta
interface entre a educação e a comunicação se apresenta hoje como um excelente
caminho de renovação das práticas sociais que objetivam ampliar as condições de
expressão de todos os seguimentos humanos, em especial da juventude. Do mesmo
modo, Mario
Kaplún (1923-1998), um dos precursores do campo da Educomunicação no mundo,
defendia a educação libertadora de Paulo Freire trazendo-a para os processos
comunicativos, nos quais comunicadores e receptores trabalham de forma
dialógica.
As práticas de Educomunicação acabam por formar ecossistemas
comunicativos, explicados por Ismar Soares como um ideal de relações que é
construído coletivamente em um determinado espaço para favorecer o diálogo
social, levando em conta as potencialidades dos meios de comunicação e suas
tecnologias. Há a construção de relacionamentos abertos e criativos
contribuindo para que as normas que regem o convívio de determinado espaço
reconheçam o diálogo como a melhor metodologia de ensino, aprendizagem e
convivência.
Esta necessidade é externada entre os objetivos da Política de
EA da Bahia, dentre os quais está descrito "o desenvolvimento de uma
compreensão integrada do meio ambiente e suas múltiplas e complexas relações,
envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais,
econômicos, científicos, históricos, culturais, tecnológicos, espirituais,
éticos e pedagógicos". A produção e a divulgação de material
educativo está como prioridade nas linhas de atuação da Política, que dá ênfase
ao apoio às iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção
de material educativo e informativo.
Educomunicação
socioambiental estimulando a formação crítica para a cidadania - A Política de EA da
Bahia tem como um dos seus intrumentos o Programa Estadual de Educação
Ambiental - PEA, que compreende áreas temáticas que se inter-relacionam. Os
processos educativos perpassam por todas essas áreas, que incentivam, dentre
outras coisas, a mobilização para Educação Ambiental de populações tradicionais
e integrantes de grupos participantes de movimentos sociais e a criação e o
fortalecimento de Coletivos Educadores de Meio Ambiente.
A Educomunicação Socioambiental se constitui como uma das áreas
temáticas do PEA:
Nas reflexões contidas no livro da Política de Educação
Ambiental da Bahia, há uma forte ênfase na ideia de que a legislação apenas dá
as regras ao jogo. A eficácia dessas normas são dependentes de uma série de
condicionantes, e dentre elas estão as ações de homens, mulheres, crianças,
militantes, profissionais, especialistas, pesquisadores, funcionários públicos,
parlamentares, professores, estudantes, etc.
A Educomunicação é parte
contibuitiva fundamental neste sentido, já que dentro dela o espectador é também
produtor e veiculador de informações. Este processo de construção das
informações é por si só estimulador de uma postura crítica por parte daqueles
que participaram do processo educomunicativo, uma vez que a intenção é que não
haja mais uma absorção passiva das informações ambientais veiculadas pela
grande mídia.
O sentido da Educomunicação
Socioambiental na Política de EA da Bahia é o de comunicar com finalidade
educadora e ambientalista para a divulgação de informações ambientais locais.
Estas ações facilitarão as atividades dos cidadãos como produtores de
informações além de receptores, e ajudarão a democratizar o acesso a diversos
tipos de materiais de comunicação. Compete ao Estado e às políticas públicas a
construção de pontos de apoio para a formação de educomunicadores atuantes e
núcleos de educomunicação eficazes.
Veja na próxima postagem: Conheça projetos de
Educomunicação Socioambiental na Bahia!
2 comentários:
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