Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, março 12, 2008

Agenda 21

É um instrumento de planejamento participativo para construção de sociedades sustentáveis que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e crescimento econômico. A agenda 21 foi elaborada de forma a ser desdobradas em diferentes níveis: global, nacional ou local.


Agenda 21 Global

A agenda 21 global é um abrangente documento resultante da conferência das nações unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, conhecida como Rio-92, que reuniu chefes de estado, representantes oficiais e organizações não - governamentais de 179 países.

Trata-se de um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das nações unidas, governos e pela sociedade civil, em todos os ares. Constituí-se a mais abrangente tentativa já realizada de orientação para um novo padrão de desenvolvimento para o século 21, tendo como alicerce a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A agenda 21 Brasileira.

O brasil finalizou o processo de construção de sua agenda 21 em junho de 2002, sob a coordenação da coordenação da comissão de desenvolvimento sustentáveis e da agenda 21/cpds, composta por órgãos do governo e entidades da sociedade civil e presidida pelo Ministério do Meio Ambiente.

tem dentre seus objetivos estrátegicos "preservar a quantidade e melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas", e propõe ações e recomendações, dentre as quais destacam-se:

  • Difundir a consciência de que a água é um bem finito , espacial mente mal distribuído no nosso país.
  • Desencadear um programa de educação ambiental no Nordeste, mobilizando grandes produtores, empresas públicas, governos locais e as as comunidades, especialmente as ribeirinhas , em torno dos pontos críticos do rio São Francisco, desenvolvendo na população a percepção da estreita relação entre desmatamento, perda de água e desertificação.


Fonte: Comissão de políticas de desenvolvimento sustentável e da agenda 21 nacional ,2º Edição Ações Prioritárias.

Um comentário:

Mariana Sebastião disse...

oi amigo engenheiro luis, adorei seu texto está muito bem explicado!!
quero responder a postagem abaixo!!
bjuuuuuuu