Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, abril 30, 2008

Atividades do Projeto Sala verde
















O Projeto sala verde 'Ciência arte e Magia" em parceria com o Ciac de Ondina vem realizando nas últimas semamas diversas atividades voltadas para as questões ambientais, através da realização de dinâmicas, mostra de vídeos com temáticas ambientais. Além disso tem sido realizado um grande multirão de limpeza entre os estagiários do projeto Sala verde e alunos do Ciac- Ondina com o objetivo principal de preparar o local para implantação de uma horta comunitária.ojeto Sala verde" Ciência Arte e magia". Horta é um local onde se pode cultivar vários tipos de verduras e legumes que são ricos em sais minerais e vitaminas indispensáveis para o organismo humano. Além de ser uma fonte alimentar é um importante local de relaxamento que proporciona contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir algo, Ter uma horta em casa não é difícil, porém é preciso alguns conhecimentos para ter um bom planejamento e uma boa produção.

sexta-feira, abril 18, 2008

O DILEMA DO BARQUEIRO

Ajudem o velho Manoel a pensar o jeito de levar para outra margem do rio o cachorro, a galinha e o saco de milho.
O cachorro e o saco de milho são muito pesados e não podem viajar juntos, senão o barco afunda. E tem mais : se Manoel deixar o cachoro com a galinha ela é comida. Se deixar a galinha e o milho, ela como o saco inteiro. Manoel não quer perder nem galinha, nem o milho, nem o cachorro.
E agora o quê Manoel faz!!Deixe sua resposta.

Fonte: Coleção ciência hojena escola,4; meio ambiente e águas.

quinta-feira, abril 17, 2008

"Maré Vermelha"

Para se entender o quê é maré vermelha é preciso antes de tudo conhecer o conceito de eutrofização "A mãe das marés vermelhas". Eutrofização é o aumento da concentração de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio nos ecossistemas aquáticos (lagos,oceanos,rios) ; que tem como conseqüência o aumento de sua produtividade.


A eutrofização pode ser natural ou artificial. Quando natural é um processo lento e contínuo que resulta do aporte de nutrientes trazidos pelas chuvas e pelas águas superfícies que erodem e lavam a superficie terrestre.


Quando ocorre artificialmente ou seja quando é induzido pelo homem , a eutrofização é chamada de artificial cultural ou antrópica. Neste caso os nutrientes podem vim de diferentes origens como: afluentes domésticos , indústrias.


A eutrofizaçãoartificial é um processo dinâmico no qual ocorrem profundas modificações qulitativas e quantitativas nas comunidades aquáticas.
As diferentes cores no mar é uma consequência da floração com o crescimento de algumas microalgas a depender da espécie de algas ela pode liberar tóxinas que podem ser de varias cores tais: preto , vermelha etc..

Fonte: Livro Introdução a engenharia Sanitária e Ambiental

quarta-feira, abril 16, 2008

A Água

A água é o recurso natural mais importante para vida no planeta terra. Todos os seres vivos precisam da água para viver. A água ocupa 3/4 do planeta terra. Os seres vivos também são formados por grandes quantidades de água.Cerca de 4/5 de matéria viva é composta por água. A saúde de uma pessoa depende muito da quantidade e da qualidade da água que ela usa.
Segundo a Organização Mundial de saúde, circulam por dia, cerca de 3 litros deágua. Ela é bebida ou retirada dos alimentos, na circulação do sangue , na respiração e em outras funções vitais. Depois de usada a água é devolvida ao ambiente" Ambiente este que normalmente são os oceânos através dos emissários submarinos ou jogados em rios" jogando fora as impurezas do organismo, atravéz das fezes e urinas da transpiração. Além de ser funadamental par nossa saúde a água tem multiplos usos ao homem tais como: Abastescimento humanos ou doméstico, abastecimento animal, indústria , geração de energia , diluição de esgotos além da maior forma de consumo da água em nosso Brasil atual a Irrigação"Muitas vezes é utilizada sem nenhum controle".

Fonte: Livro da água escola & comunidade.Salvador: gráfica Santa Helena.

sexta-feira, abril 11, 2008

A origem do Café

O café é uma planta nativa da Etiópia, país do leste da África – antiga Absínia. Estima-se que seja conhecido há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, daí, certamente, o nome “Café”. Contudo, o primeiro registro comprovado que se tem, data do século XV. Por essa época, foi “descoberto” - casualmente, por pastores de cabras, onde perceberam que ao comerem daquela pequena cereja (o fruto do café), os animais tornavam-se mais espertos e resistentes. É claro que Kaldi, o nome atribuído a um destes pastores passou para consumo próprio, uma tonificante pasta feita com as cerejas esmagadas e manteiga. Os vizinhos árabes, no Oriente Médio, foram os primeiros a “cultivar” o café (daí Coffea arabica – nome científico de uma das mais importantes espécies de café).Os árabes foram também os primeiros a beber café – em vez de comer ou mascar, como os pioneiros. Chegou à Europa levado por navegantes e aventureiros holandeses, alemães e italianos. No Oriente motivou guerras. No Ocidente, perseguições e censura. Houve época de ser considerada bebida demoníaca e seu consumo proibido pela igreja, mas o Papa Aurélio, apreciador de um bom café, o absolveu de qualquer culpa, liberando o consumo para os fiéis católicos. A partir do século XVII, o café tornou-se uma das bebidas mais consumidas no velho continente, passando a fazer parte definitiva dos hábitos dos europeus, apreciado por todos e consagrado por gente importante como J. Sebastian Bach, Voltaire, Rousseau, reis e nobres e muitas outras celebridades.Do velho ao novo foi um pulo. Primeiro os holandeses, depois os franceses o trouxeram para as colônias que possuíam nas Américas, para aproveitar o clima apropriado ao cultivo.O café começou, desta maneira, a florescer em nosso continente. Mas, segundo um velho costume, desde a época dos turcos, não se vendia café em grão para que não fosse plantado. Por isso, o café demorou mais um pouco a chegar no Brasil. Entretanto, o governador do Pará, em 1727, incumbiu Francisco Mello Palheta, um oficial aventureiro luso-brasileiro, de, a pretexto de resolver, oficialmente, questões de fronteiras com os franceses da vizinha Guiana, trazer, extra-oficialmente, algumas sementes do precioso arbusto. Palheta cumpriu a risca sua missão: tornou-se amigo íntimo da esposa do governador da Guiana francesa, com a cumplicidade da primeira dama, contrabandeou nossas primeiras sementes.Em pouco tempo o café tornou-se o mais importante produto brasileiro, vindo a ser cultivado no sudeste e sul do país, estimulado pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio que convenceu muitos fazendeiros a investir no produto. Iniciou-se, assim, um dos principais ciclos econômicos da nossa história: o Ciclo do café.


Fonte: www.abic.com.br/scafe_curiosidades.html