A Sala Verde Ciência, Arte & Magia, prestigiou a festa junina do CIAC em um evento que juntou ciência, cultura e educação. O evento que aconteceu dia 17 de junho, marcou a inauguração da Sala Infantil de Leitura do CIAC e o lançamento do Jornal Salinha Verde.
A Sala Infantil de Leitura é um incentivo da Sala Verde ao hábito da leitura entre as crianças. Além da disponibilização de livros, videos e jogos educativos, o espaço contará com a presença de estudantes da Faculdade de Biologia da UFBA, que terão a missão de orientar discussões a partir da leitura dos livros.
Sala Infantil de Leitura do CIAC |
O lançamento do jornal foi um sucesso. Composto por reportagens, histórias e desenhos, produzidos pelas próprias crianças, o Salinha Verde apresenta um produto com temáticas que abordam o meio ambiente e sua relação com o cotidiano em que vivem. As crianças que participaram do projeto receberam certificado e um exemplar do jornal.
Gisele Santana apresenta o Jornal Salinha Verde |
Crianças leem o jornal que ajudaram a produzir |
O evento ainda contou com exposição de animais peçonhentos, através da Rede de Zoologia Interativa; teatro de fantoches; oficinas e experimentos científicos.
Oficina ensina como plantar mudas em garrafas PET. |
Veja mais fotos aqui.
Encerramento da pesquisa
Chega ao fim o percurso da pesquisa: "Educomunicação Ambiental: A relação do jovem com a mídia em temas ambientais", junto ao CIAC. Os resultados finais serão analisados e descritos em um artigo e na produção de um documentário de curta-metragem, em breve apresentados aqui no blog. Com o sentimento de dever cumprido, manifesto aqui meu orgulho na conclusão desse trabalho. Agradeço a todos que colaboraram com a produção do nosso jornal. Foi uma experiência válida, na medida em que a pesquisa enfrentou desafios - desde problemas de concentração até dificuldades com produção de texto, entre as crianças - mas superou-os e obteve resultados gratificantes.
O sucesso dessa primeira edição despertou-nos o interesse em dar continuidade ao trabalho. Esperamos apresentar a segunda edição do Salinha Verde em alguns meses. Abaixo está disponível a versão online do jornal.