Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

domingo, novembro 25, 2012

I Encontro Estadual das Salas Verdes promove discussão para futuras ações e encerra com oficina de educomunicação

No dia 21 de novembro, segundo dia do I Encontro Estadual das Salas Verdes, os participantes reuniram-sem em grupos para construir um plano de ação com o intuito de melhorar a atuação e a comunicação entre todas as Salas Verdes (SV).

Alguns obstáculos eram comuns a todos os representantes, e foram ressaltados por eles desde o primeiro dia, a exemplo do abandono por parte do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o não envio dos kits e a falta de pareceres dos relatórios enviados.

Para resolver os problemas mais urgentes, várias ações foram propostas. Chegou-se ao acordo de que era necessário trabalhar em rede e cuidar da comunicação entre as Salas e delas com as comunidades que as rodeiam. Além disso, foi pensada numa política de formação de gestores e coordenadores das SV para a captação de recursos. A ideia é que esta demanda seja atendida pelo MMA e pelos próprios representantes de SV, que tenham capacidade para ministrar estes e outros cursos em rede.

A SEMA propôs a construção do Fórum das Salas Verdes através do site da instituição para que a comunicação seja constante. O II Encontro Estadual das Salas Verdes também já foi programado para acontecer no segundo semestre de 2013 na cidade de Paulo Afonso, ficando sob responsabilidade da SEMA a organização das datas.




Representantes das Salas Verdes da Bahia reuniram-se para montar sugestões para o plano de ação e apresentaram aos colegas.


No último dia, 22 de novembro, a atividade se encerrou com a realização de uma oficina de produção de vídeos ambientais. A atividade foi ministrada por duas jornalistas integrantes da Sala Verde Ufba, que explicaram o significado de uma atividade de educomunicação. Reunidos em grupos, os participantes produziram no total quatro vídeos que poderão ser utilizados como recursos para divulgação de informações ambientais. 

De acordo com a jornalista Mariana Sebastião, a oficina pode oferecer às Salas Verdes mais uma opção para trabalhar conteúdos ambientais com públicos diversos: "As Salas têm nos vídeos produzidos mais uma ferramenta para popularizar informações ambientais", conta. 







Assista os vídeos produzidos!




sábado, novembro 24, 2012

Sala Verde UFBA participa do I Encontro Estadual das Salas Verdes. Primeiro dia é marcado por apresentações das Salas Verdes da Bahia

No período entre os dias 20 a 22 de novembro, a Sala Verde Ufba foi uma uma das participantes do I Encontro Estadual das Salas Verdes, realizado no hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador. O evento representa uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) através de um termo de cooperação técnica.

O Encontro reuniu representantes de Salas Verdes (SV) de todo o Estado, e o objetivo foi promover a interação entre elas para fortalecer as ações na Bahia. O primeiro dia do evento foi marcado pelas apresentações dessas Salas e pelos pronunciamentos de representantes da SEMA e do MMA.

Nadja Janke, nova coordenadora das Salas Verdes no MMA, ressaltou em seu pronunciamento o pouco tempo de atuação da educação ambiental de forma institucionalizada: "Existe uma gestão desde 2003, dentro de um ministério que completa apenas 20 anos em 2012", afirma. Nadja relembrou a criação do projeto Salas Verdes em 2004 e o objetivo do novo contato do MMA com as SV da Bahia: "Precisamos fortalecer práticas já existentes e criar novas".


Nadja Janke é a nova coordenadora do projeto Salas Verdes no Ministério do Meio Ambiente

A apresentação das Salas Verdes do Estado no primeiro dia estimulou o surgimento da discussão sobre algumas ações necessárias e efetivas para fortalecê-las. Dentre outros pontos foram citados: a necessidade de melhorar a comunicação, com o intuito de  fazer as SV sentirem-se empoderadas das ações que estão realizando, além da intenção de movimentar o a parte do site do MMA que pertence às Salas, pensando numa atualização de contatos e na renovação de editais; a criação de indicadores das SV através da reformulação dos relatórios. O objetivo é conhecer melhor as Salas e criar dados sobre as suas ações, além de publicizar as atividades atuais delas e fazê-las fortalecidas como redes.



Representantes de Salas Verdes do Estado apresentaram as ações desenvolvidas até então