Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

terça-feira, novembro 30, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 09

Finalmente chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor na caneta. Depois de três meses conversando e discutindo sobre Meio Ambiente e comunicação, iniciamos a construção do Jornalzinho Sala Verde CIAC/Ondina.


Essa fase do trabalho, por ser mais densa e delicada exigiu um acompanhamento específico para cada grupo. Durante o período de 27/10 até  08/12 as crianças da turma 01 estruturaram suas pautas, entrevistaram suas fontes, construíram o texto e fizeram fotos para compor suas reportagens.

Na turma 02, por se tratarem de crianças menores, algumas que ainda nem sabem escrever, optei por inserir suas participações através de histórias e desenhos, que estarão estrutaradas no jornalzinho da seguinte forma: Galeria de desenhos e Caderno Especial Narrando Minha História, com o tema: "Como é o Meio Ambiente em que vivo"

As pautas realizadas foram as seguintes*:

- A história do CIAC: Como funciona o Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente

- Diversão no Zoo: A importância do zoológico para a comunidade do Alto de Ondina

- A horta do CIAC: Projeto Sala Verde ensina crianças a cultivar legumes

- Moda Afro: Curso de corte e costura promove a cultura Afro

- O passado do CIAC: Ex-alunos contam como funcionava o CIAC antigamente

- Sujeira nas ruas: O lixo nas ruas do Alto de Ondina 









* Títulos sujeitos a mudança após a revisão.

Agora estamos em fase de edição. Aguardem, pois em breve haverá o lançamento da 1ª edição do Jornal CIAC/Ondina.                          

segunda-feira, novembro 29, 2010

Nota: Trabalho da Sala Verde é apresentado no Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA

O trabalho desenvolvido pela Sala Verde no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente – CIAC foi apresentado no XXIX Seminário Estudantil de Pesquisa  (SEMPPG) da UFBA, no dia 11 de novembro.

A pesquisa intitulada: "Educomunicação Ambiental: A relação do jovem com a mídia em temas ambientais." foi apresentada pela estudante da Faculdade de Comunicação da UFBA, Gisele Santana, com orientação da Profª Drª Rejâne Maria Lira da Silva e Co-orientação da Profª Rosimere Lira da Silva.

O trabalho que ainda está em andamento, mostrou os resultados parciais da  pesquisa-ação, através do relato de experiência das atividades praticadas com as crianças, (acompanhado aqui no blog pelo Diário de Atividades.)

quarta-feira, novembro 10, 2010

Ciência Jovem nas Esferas

Crianças do CIAC participam de evento científico
______________________________________________________
A participação de jovens em eventos científicos é importante para ampliar o conhecimento e incentivo das ciências entre os estudantes. Pensando nisso,  realizamos, essa semana, uma atividade diferente com as crianças do CIAC. Elas foram levadas no dia 20 de outubro até o Centro Cultural da Barroquinha para participarem do "Ciência Jovem nas Esferas", um ancoradouro a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Produzido pelo Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica "Ciência, Arte e Magia", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rejâne Lira, o evento teve como objetivo divulgar as produções relativas ao trabalho dos estudantes do Projeto. O espaço foi dividido em 5 esferas: Esfera do Gabinete de Curiosidades Científicas - Apresentação de experimentos; Esfera da Ciência Lúdica - Jogos de tabuleiro; Esfera dos Jogos Eletrônicos - Jogos de computador; Esfera da Rede de Zoologia Interativa - Exposição de Animais Peçonhentos e Esfera da Sala Verde - Exposição de vídeos e oficina de origami; além de apresentações de palestras, teatro e recital de poesia. Todos apresentando a ciência de forma lúdica e interativa, facilitando a compreensão de fenômenos físicos, químicos e socioambientais presentes na vida cotidiana.