Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 07

Segunda e Terça-feira (27 e 28/09/2010) 

Essa semana apresentei às crianças como se constrói um jornal e quais as funções e critérios importantes dentro de uma redação. Como exemplo, levei a edição de um jornal ambientalista da Gérmen e demonstrei a composição de uma matéria jornalística: título, linha de apoio (subtítulo), manchete, olho (destaque de uma frase), texto (reportagem, entrevista, perfil), disposição de fotos e imagens.



Expliquei como escrever uma reportagem com base no lead - parte mais importante de uma notícia, porque introduz a informação básica sobre o tema na intenção de despertar o interesse do leitor. No jornalismo, seis perguntas básicas devem ser respondidas no lead: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque? A resposta a essas perguntas irá constituir no fato à ser noticiado e sua relevância para o leitor.

Após apresentar a parte teórica da elaboração de uma reportagem, partimos para a prática. Com a ajuda dos alunos escrevi uma reportagem conjunta no quadro. Eles escolhiam um tema e a partir daí respondiam as perguntas-base do lead, usando como fonte a própria criatividade. Com as informações obtidas por eles, eu desenvolvia e escrevia o texto no quadro. No final, o resultado foi bem legal e interessante. Surgiram ideias de pauta como: o aparecimento de flores raras no zoológico e a morte de uma girafa por ingestão de lixo. A última pauta abordou ainda um acontecimento vivenciado por uma das meninas em sua escola: a quantidade de lixo jogada no pátio.

A dinâmica foi bem produtiva e aproximou os jovens da construção jornalística dos fatos.


segunda-feira, setembro 27, 2010

Sala Verde Eventos: 4ª Primavera de Museus



Palestras sobre temas ambientais, experimentos científicos, oficinas de dança e origami, peças teatrais, jogos de tabuleiro e eletrônicos, todas essas atividades marcaram a 4ª edição da Primavera de Museus, entre os dias 24 e 25 de setembro no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente - CIAC

O evento contou com a participação de diferentes grupos e projetos, todos coordenados pela Profª Rejâne Lira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Estiveram presentes o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia - Noap; o Projeto Ciência, Arte & Magia; os alunos do Programa Institucional de Incentivo a Docência (Pibid - dança e biologia) e os alunos matriculados na disciplina Atividade Curricular em Comunidade (ACC), todos trabalhando juntos com o mesmo intuito de expor o universo das ciências e das artes para os jovens presentes. Foi um evento gratificante e enriquecedor para todos.


Palestra sobre tráfico de animais silvestres
Por Andreza Santiago




Crianças se divertem no espaço
 Sala Verde















Gabinete de Curiosidades Científicas


Apresentação Amanda Lemos
CAC/Evaristo
Apresentação: Crislanda Pereira
CAC/CPM









Oficinas Pibid

Oficina de dança: os 4 elementos
Oficina de Origami








Teatro


Alice no país da biodiversidade
O lixo é a casa do bicho








Jogos


Jogo de tabuleiro
Jogo eletrônico

quinta-feira, setembro 23, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 06

Segunda e Terça-feira (20 e 21/09/2010)

A dificuldade de concentração ainda é grande entre as crianças, por isso, esta semana a Profª Rorimere Lira, coordenadora pedagógica do Projeto, foi ao CIAC conversar com os alunos, numa tentativa de reverter a situação.

Profª Rosimere falou sobre a importância de um bom comportamento para o desenvolvimento das atividades, deixando claro que a interação é necessária, mas precisa ser organizada. Em seguida, cada aluno respondeu se queria continuar participando da pesquisa e o porquê. As respostas foram positivas e não houve manifestação contrária.
Para encerrar a conversa, perguntamos às crianças  sobre o que elas achavam dos seus direitos e deveres no CIAC. A partir daí, construímos juntos as Regras de Convivência, baseadas no respeito mútuo. 
-------
Veja abaixo um vídeo de 5 min. com fotos e declarações dos jovens, durante nossos exercícios (uma prévia do documentário final).


Essa semana teremos a 4ª Primavera de Museus. Participe!

Continuem atentos às novidades por aqui.


domingo, setembro 19, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 05

Segunda e Terça-feira (13 e 14/09/2010)

Ainda tomando como base temas ambientais, essa semana organizei os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas para a dinâmica do dia. Fizemos uma competição que consistia em formar frases com recortes de palavras selecionadas. Quem formasse a frase correta primeiro ganhava. O intuito da brincadeira, além de fixar os conceitos sobre Meio Ambiente que trabalhamos, era ajudar os garotos a conhecerem melhor a estrutura de uma frase, já que identifiquei alguns problemas desse sentido nos textos analisados.











O jogo se mostrou eficaz, na medida em que estimulou o interesse dos jovens, garantiu concentração e participação mais ativa. Após o término do jogo, cada grupo desenvolveu uma prévia de jornal, com notícias criadas por eles e de acordo com seu cotidiano. Foi uma abordagem livre, por isso tudo ficou ao critério das crianças: temas, título, redação. O objetivo foi conhecer que ideia eles tinham de um jornal impresso.

Não foi possível realizar a discussão sobre temas ambientais divulgados pela mídia durante a semana, devido ao curto espaço de tempo, além disso, nenhum aluno fez o levantamento pedido na aula passada.

domingo, setembro 05, 2010

4ª Primavera de Museus


Setembro é mês de Primavera
dos Museus em todo o pais, e instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura, convida todas as intutuições museológicas a participarem da 4ª edição do evento. Com o tema "Museus e Redes Sociais", a 4ª Primavera dos Museus acontecerá no período 20 e 26 de setembro em diferentes Instituições do Brasil. A sugestão é que os museus organizem uma programação que aborde novas conectividades, trocas, diálogos e interações com a sociedade; interligando espaços, tempos e sujeitos. Podem ser oferecidos seminários, palestras, shows, exposições com visitas guiadas, exibição de vídeos, dentre outras atividades.

O Noap (Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia), juntamente com o Projeto Ciência, Arte & Magia, participará da Primavera dos Museus com o subtema "Biodiversidade e Diversidade de Vidas", em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade (2010). Em seu 3º ano de participação, o grupo de estudantes - ligados ao projeto Ciência Arte & Magia e à Atividade Curricular em Comunidade -, coordenado pela Profa. Rejâne Lira, apresentará palestras relacionadas à temática ambiental através da Sala Verde da UFBA. Além disto, o evento contará com as exposições "Darwin Now" e “Heróis da Saúde na Bahia”, jogos educativos, experimentos, peças e teatro de fantoches.

Como o nosso museu é exclusivamente itinerante, as atividades ocorrerão no Centro de Integração e Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC/Ondina), favorecendo assim o resgate da função social da universidade com a comunidade. O evento está marcado para os dias 24 e 25 de setembro, das 14 às 17h no primeiro dia e das 9 às 17h no segundo. A entrada é franca.

quarta-feira, setembro 01, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 04

Segunda e Terça-feira (30 e 31/08/2010)

Essa semana dei continuidade ao trabalho sobre temas ambientais com a exibição de um vídeo. Fiz uma compilação de 10 min com animações, e parte de um programa da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo – Turma da Criança Ecológica, explicando e comentando os conceitos discutidos na semana anterior: Biodiversidade, Poluição, Aquecimento Global, Extinção, Desmatamento, etc.




As crianças assistiram ao vídeo em um primeiro momento, depois repeti a exibição e fui parando em determinados pontos para discutir os temas abordados. A atividade audiovisual foi dinâmica e bem recebida pelos jovens, só na segunda etapa encontrei resistência, ao pedir que escrevessem uma historinha. A ideia era escolher um dos personagens do programa e sua área de proteção para construir a narrativa: Bob Água X Desperdício; Frida Flor X Desmatamento; Fred Fauna X Extinção; Max Limpo X Sujeira; Lica Valente X Poluição e Aquecimento Global. 

Analisando o material produzido notei uma certa dificuldade das crianças em articular seu pensamento por meio da escrita. Muitos dos textos não chegam a constituir uma história porque são formados por frases soltas ou são apenas a  repetição do que foi visto e dito em sala. Alguns apenas descreveram o personagem escolhido ou explicaram o que haviam entendido do vídeo, mas não criaram uma narrativa.

Na próxima semana iniciarei o levantamento de notícias sobre temas ambientais na mídia, por isso pedi aos meninos que prestassem atenção nos jornais, rádios, TVs e revistas que falassem sobre o assunto. 

Continuem acompanhando o Diário de Atividades da Sala Verde e confiram a resposta dos jovens nesse trabalho que desenvolve a relação da mídia com temas ambientais.