Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 03

Segunda e Terça-feira (23 e 24/08/2010) 

Devido a agitação e  conversa paralela nas turmas, antes de dar início  a atividade do dia, relacionei o conteúdo trabalhado na semana passada, propondo uma reflexão, com a seguinte questão: "O que é preciso para haver comunicação?" As respostas foram variando até chegar ao ponto pretendido: escutar. Expliquei às crianças que na comunicação é necessário a presença de um interlocutor, alguém para receber a mensagem, ouvir, entender. Esse foi o ponto discutido. Saber ouvir para saber falar.


A dinâmica do dia foi relacionada à brincadeira Forca, porém com um estilo diferenciado. Escolhi duas palavras relacionadas ao tema da vez – Meio Ambiente e Natureza - que as crianças deveriam adivinhar. Elas tinham duas opções, escolher uma figura ou uma letra, que podiam ter ou não relação com as palavras. Se errassem ganhavam uma parte do corpo.

Após a descoberta das palavras, fiz questionamentos sobre alguns dos conceitos relativos ao tema do dia: Meio Ambiente, Poluição, Aquecimento Global, Reciclagem, Extinção. Foi uma abordagem livre e interferi pouco, porque queria sondar as ideias que os jovens tinham sobre o assunto. Os depoimentos foram gravados e farão parte do documentário final.

Para finalizar o exercício, pedi que cada criança escrevesse uma frase relativa ao assunto trabalhado durante o dia.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 02

Segunda e Terça-feira (16 e 17/08/2010)


Nessa segunda semana de atividades no CIAC trabalhei com as crianças o conceito de comunicação e jornalismo. Primeiro, debatemos sobre a função e a importância da comunicação na sociedade. Posteriormente, apliquei um pequeno questionário que me ajudará a identificar o perfil dessas crianças como público consumidor dos meios de comunicação.

Entre as respostas obtidas (“Traz informação” e “ajuda a comunicar”) percebe-se que os jovens tem ideia do conceito de comunicação, embora confundam o meio com o objeto. Em relação aos meios, os exemplos mais citados foram: televisão, computador, celular, revista, jornal e rádio. Desses, pedi que cada aluno escrevesse quais tinham contato, quais possuíam mas afinidade e que tipo de informação e entretenimento mais os atraíam nesses meios.

Analisando o questionário concluí que entre essas ferramentas, o acesso mais reduzido é o computador, embora esse tenha sido um dos preferidos das crianças, junto com a televisão e o celular. Em relação às atividades que mais os interessavam nessas ferramentas, os ganhadores foram: jogar e assistir desenhos.

Por fim, falei um pouco sobre a importância do trabalho do jornalista e pedi que os alunos comentassem sobre alguma notícia que tinham visto durante a semana. Acidentes e futebol foram os temas mais recorrentes.

Encerrei a atividade do dia com a brincadeira do “telefone sem fio”, fazendo uma metáfora do jogo com o jornalismo. Como, geralmente, a frase inicial dita, vai passando por vários ouvidos e chega modificada ao último participante, isso reflete um exemplo de falha na comunicação. Expliquei às crianças que esse é um exemplo evitado no jornalismo e serve como crítica ao “disse-me-disse”, que se transforma em fofoca. Por isso é importante apurar antes de se passar qualquer informação.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Educomunicação Ambiental: Diário de Atividades 01

Segunda e Terça-feira (09 e 10/08/2010)

Iniciamos as atividades no CIAC essa semana, às 14hs. O trabalho está sendo desenvolvido em duas turmas, com cerca de 19 a 25 alunos: Turma 01 – de 10 a 14 anos (segunda-feira) e Turma 02 – de 7 a 11 anos (terça-feira). Primeiro, Bruno Pamponet,  estudante de psicologia e antigo integrante do Projeto Sala Verde Ciência, Arte & Magia, fez uma breve apresentação sobre o seu trabalho desenvolvido no CIAC, no período de outubro de 2008 à junho de 2009, com o teatro de fantoches. Logo depois, foi a minha vez de apresentar às crianças, o trabalho que será desenvolvido esse ano no CIAC. Expliquei de modo geral, como serão realizadas as atividades entre as turmas e o nosso objetivo final: a elaboração e apresentação conjunta de um Jornal.

Após expor a metodologia de trabalho, fizemos uma dinâmica de socialização, a fim de conhecer e interagir com a turma. A brincadeira consistia em pedir que cada criança desenhasse 5 ou mais desenhos que as representassem: do que gostavam e não gostavam, do que tinham medo, que profissão queriam seguir, etc. Depois, cada uma se apresentava (nome e idade) e explicava o significado de seus desenhos.

O primeiro contato foi bem proveitoso. A conversa e a dinâmica me ajudaram a conhecer um pouco do perfil de cada aluno, e isso é importante para a administração e andamento das atividades. Próxima semana darei início ao trabalho de pesquisa propriamente dito. Aguardem novidades!

quinta-feira, agosto 05, 2010

Educomunicação Ambiental: A relação do jovem com a mídia em temas ambientais

O blog da Sala Verde UFBA inicia hoje uma série especial que irá acompanhar o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Sala Verde em parceria com o Centro integrado de apoio a Criança e Adolescente (CIAC), no Alto de Ondina. O relato de como serão desenvolvidas as atividades será disponibilizado aqui, em um diário semanal. Entenda agora a proposta da pesquisa.

Educomunicação Ambiental:
A relação do jovem com a mídia em temas ambientais

Por Gisele Santana¹

A preocupação com o meio ambiente vem aumentando ao longo dos anos e esse fenômeno é visível nos meios de comunicação, onde temas ambientais ganham espaço cada vez maior na cobertura mundial. Questões como mudanças climáticas, energia renovável,  transgênicos e desenvolvimento sustentável, entre outros, são temas  relevantes e controversos que exigem um acompanhamento  de informações, devidamente pautados pela mídia.

Mas como o jornalismo ambiental se apresenta para os jovens? Qual a relação entre temas ambientais conhecidos e adquiridos, a partir de dispositivos midiáticos? Como discutir educação ambiental através dos meios de comunicação?

Pensando nessas questões e tomando como base teórica os conceitos de Educomunicação2 e Meio Ambiente, essa pesquisa-ação tem como objetivo geral, investigar como se dá a apreensão de temas ambientais, apresentados pela mídia, entre os jovens da comunicade CIAC-Ondina. Posteriormente, pretende-se analisar estratégias de divulgação que procurem estimular e socializar o debate sobre questões ambientais, de forma a despertar o interesse dos jovens em uma visão crítica e responsável sobre o tema.

Partindo do princípio de divulgação científica e aliado ao projeto de ações educativas da Sala Verde Ciência, Arte & Magia, a metodologia empregada compreende diálogos e dinâmicas que levem os jovens a refletir sobre a condição ambiental em sua cidade. Para isso, faremos um levantamento sobre temas ambientais noticiados pela mídia durante a semana. O trabalho final irá resultar na edição de um Jornalzinho,  escrito e apresentado pelos próprios alunos, além de um documentário de curta-metragem demonstrando todo o processo de produção desse material.

Espera-se com essa pesquisa obter dados que identifiquem o relacionamento de crianças e adolescentes com questões ambientais tratadas nos meios de comunicação, para a partir daí, pensar estratégias de divulgação que facilitem e popularizem a educação ambiental.

1. Gisele de Santana Santos, graduanda em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e integrante do Projeto Sala Verde UFBA. Orientadora: Rejâne Maria Lira da Silva, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia - Ciência, Arte & Magia.

2. Campo de implementação de políticas de comunicação educativa, tendo como objetivo geral o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativos mediados por processos de comunicação e pelo uso das tecnologias da informação. (SOARES, 2000)