Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

domingo, julho 04, 2010

Estudantes em Foco: Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é uma prática ilegal no Brasil, que contribui para aumentar os índices de extinção e consequentemente, ameaça a biodiversidade. Baseada nas leis da Constituição Brasileira, a estudante Andreza Santiago, se propõe à pesquisar as causas e consequências envolvidas no tráfico de animais.

O Tráfico de Animais Silvestres na Bahia

Por Andreza Santiago
 
O tema que eu resolvi escrever foi sobre Biodiversidade, aproveitando que agora em 2010, estamos comemorando o Ano Internacional da Biodiversidade, o que torna relevante ressaltar a importância das diferentes formas de vida existentes no nosso Planeta. A sua importância é muito grande para a comunidade biológica como um todo, devido às conseqüências negativas da retirada, por extinção, de qualquer espécie do seu habitat natural, já que vivemos numa teia de relações. Assim, precisamos refletir sobre a importância da preservação, inclusive, da fauna silvestre. A pesquisa que estou desenvolvendo tem por finalidade estudar uma pouco mais sobre o tráfico de animais silvestres na Bahia e entender melhor suas causas e consequências. Segundo a Organização Não-governamental WWF-BRASIL, animal silvestre é todo aquele animal que foi retirado da natureza e reage à presença do ser humano, tendo dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. Todos estes animais estão protegidos pela Constituição Brasileira de 1988 e por Leis, como a Lei da Fauna 5.197/67 e a Lei da Vida, da Natureza ou de Crimes Ambientais 9.605/98. 
 

A Lei da Fauna, que é de 1967, diz no seu artigo 1º que “Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedade do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”. Assim, o tráfico de animais é um comércio ilegal, no qual ocorre a captura, prisão e venda para benefício próprio. Estima-se que cerca de doze milhões de animais são traficados por ano no mundo e que esse comércio ilegal movimenta cerca de dez milhões de dólares anualmente. Minha pesquisa tem como aspectos específicos, investigar as causas e conseqüências do tráfico de animais, conhecer a rota utilizada pelos traficantes e as espécies de maior interesse. O aspecto geral desse trabalho se desenvolverá em torno de um estudo de caso que será realizado no Centro de Triagem de Animais Silvestres/IBAMA (CETAS), aqui em Salvador da seguinte maneira: em primeira instância, será feita um guia de observação, depois serão feitas algumas entrevistas à coordenadora e aos funcionários que cuidam diretamente dos animais que lá chegam. Por fim, será feito um painel com imagens colhidas para demonstrar o desenvolvimento dessa atividade em campo. Aguardem!

Andreza Costa da Silva Santiago, tem 16 anos, é estudante do Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros), Bolsista de Iniciação Científica Júnior da FAPESB e está sendo orientada pela Profª. Rejâne Lira, coordenadora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.