Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Retrospectiva 2009

O Ano de 2009 foi bastante produtivo para a Sala Verde “Ciência, Arte & Magia”. O plano de pesquisa, "Ações da sala verde contra a violência entre as crianças e adolescentes da comunidade do Alto de Ondina-Salvador-Ba", iniciado no final de 2008, foi bem desenvolvido durante o ano seguinte, pelos estudantes Isabela Oliveira e Bruno Pamponet, sob orientação da Drª Rejâne Lira, no Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente (CIAC).

Inicialmente, os estudantes trabalharam com dinâmicas de grupos, leituras de fábulas e textos. Posteriormente deram início à contrução de suas histórias teatrais. Para a apresentação dessas histórias em um teatro de fantoches, eles ensinaram às ciranças e adolescentes do CIAC á construir seus personagens com materiais recicláveis de forma simples e lúdica. Todo esse trabalho culminou na apresentação do teatro de fantoches "UZOTOCONTA: Histórias do Cotidiano" apresentado na Sétima Semana de Museus que aconteceu em maio de 2009. O evento foi gravado e compilado em DVD.

O objetivo das histórias teatrais foi fazer surgir questões referentes ao cotidiano das próprias crianças e adolescentes, suas vivências, sonhos, expectativas e emoções. E isso é o que revemos ao longo de cada história assistida no vídeo.

Assim, é com a satisfação de dever cumprido que nos despedimos de 2009 e com a expectativa de fazer cada vez melhor que saudamos 2010.

Assista agora uma das histórias da peça UZOTOCONTA: Histórias do Cotidiano:



Veja outros vídeos do projeto aqui.