Salas Verdes

A Sala Verde "Ciência, Arte e Magia" tem como missão popularizar o acesso à informação sobre o meio ambiente e funcionar como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental.

quarta-feira, julho 15, 2009

Frase do Mês


" A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas"
(Goethe)

A Sala Verde na Feira da Primavera














A Sala Verde "Ciência, Arte & Magia" da UFBA esteve presente no evento "Feira da Primavera" que aconteceu de 21 a 25 de setembro de 2008, na praça Campo Grande, Salvador.Houve apresentação de peças, dentre elas, Carlinhos e a Cascavel, exibição de jogos didáticos e do acervo de livros.

A Sala Verde contou no evento com a presença de alguns estudantes do colégio Odorico Tavares que participaram como brilhantes personagens das peças.O espaço foi muito prestigiado pelo público presente, principalmente, por crianças e idosos, que assistiram as peças e pesquisaram no acervo bibliográfico.

Festa de Páscoa no CIAC










No dia 09 de abril de 2009, aconteceu no Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente (CIAC) a festinha de Páscoa dos estudantes pertencentes ao projeto da Sala Verde- UFBA.As crianças e adolescentes receberam a visita da profª Rejâne Lira, ela falou sobre a preparação dos estudantes para a apresentação da peça "Uzotoconta, Histórias do Cotidiano".

Durante a tarde, os estudantes conversaram, contaram histórias e ganharam ovinhos de páscoa.

Participação da Sala Verde na 3ª exposição " Darwin na Bahia"







A Sala Verde "Ciência, Arte & Magia" participou da 3ª exposição "Darwin na Bahia" que aconteceu no dia 28 de março de 2009, no colégio Helena Mateus, bairro de São Cristovão, Salvador.



A Sala Verde juntamente com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP), exibiu o seu acervo de livros, planfletos, revistas e jogos para a comunidade presente.

Atividades no Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente (CIAC)













No dia 28 de outubro de 2008 foi iniciada a execução do plano de pesquisa "Ações da sala verde contra a violência entre as crianças e adolescentes da comunidade do Alto de Ondina-Salvador-Ba" pelos estudantes Isabela Oliveira e Bruno Pamponet, ambos estagiários da Sala Verde "Ciência, Arte & Magia" e sob orientação da Drª Rejâne Lira, no Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente (CIAC).
O projeto funcionou no turno vespertino, participaram das atividades 18 crianças de ambos os sexos e as idades variam de 08 a 12 anos. Durante os encontros, alguns estudantes do CIAC participaram de atividades, dentre as quais, meditação, dinâmicas de grupo, jogos, confecção de bonecos com materiais recicláveis, construção de histórias teatrais, leituras de fábulas, textos etc.
As atividades da Sala Verde no CIAC foram encerradas no dia 19 de junho de 2009.

Confraternização de Final de Ano







No dia 17 de dezembro de 2008 aconteceu a confraternização de final de ano do projeto da Sala Verde da UFBA junto com as crianças e adolescentes do Centro Integrado de Apoio a Criança ao Adolescente (CIAC), participantes do projeto.
Os estagiários Bruno Pamponet e Isabela Oliveira selecionaram jogos, entre os quais, quebra-cabeça, trilhas, caça-palavra, montagem de alfabeto e levaram para os estudantes jogarem e ao mesmo tempo, aprenderem sobre ciência e meio-ambiente.Os estudantes também participaram de dinâmicas, fizeram leituras de mensagens de natal e receberam de lembrança clássicos da literatura e revistas em quadrinhos.
No final da tarde, os estudantes receberam a visita de alguns integrantes do centro avançado de ciências "Ciência, Arte & Magia", dentre as quais, Rejâne Lira e Rosimere Lira, ambas coordenadoras do projeto .Eles gostaram da visita, brincaram e conversaram bastante e a tarde foi muito divertida.







A Sala Verde na VII Semana de Museus







A Sala Verde "Ciência, Arte & Magia" da UFBA participou junto com algumas estudantes do Centro Integrado de Apoio a Criança e ao Adolescente (CIAC) da VII semana de museus.



O evento aconteceu no dia 18 de maio de 2009, no museu Carlos Costa Pinto, Corredor da Vitória.Foram apresentadas 12 histórias sob a forma de teatro de fantoches, o enredo da peça se intitulou "Uzotoconta, histórias do cotidiano" e a mesma visava trazer de forma lúdica o cotidiano, sonhos e fantasias de tais crianças e adolescentes.É importante salientar que tanto as histórias, quanto o bonecos de fantoches foram construídos pelos próprios estudantes e representou uma grande oportunidade de conhecimento para crianças e adolescentes participantes do projeto de ações da sala verde.